Internet das Coisas vai superar telemóveis
Dentro de dois anos, o número de equipamentos conectados da categoria Internet das Coisas (IoT) deverá ser superior ao da categoria telemóveis. Se tivermos como meta o ano de 2021, a mais recente edição do Mobility Report da Ericsson, indica que existirão 28 mil milhões de dispositivos conectados e que, desse total, aproximadamente 16 mil milhões serão IoT.
O mesmo relatório prevê que os dispositivos IoT conectados registem um crescimento anual de 23% no período que vai de 2015 a 2021. Quanto à região em que o crescimento do número de equipamento IoT será mais notório, o destaque vai para a Europa Ocidental, onde está prevista uma subida de 400% até 2021.
Rima Qureshi, vice-presidente senior e chief strategy officer na Ericsson, identifica a redução dos preços deste tipo de dispositivos como principal motivação para o aumento do número de equipamentos IoT. Adicionalmente, «a partir de 2020, a implementação comercial das redes 5G irá oferecer capacidades adicionais que são verdadeiramente críticas para a IoT, como a rede de múltiplas configurações e a capacidade de ligar exponencialmente mais equipamentos do que actualmente é possível».