Internautas estão “saturados” das redes sociais
O mercado das redes sociais está a dar sinais de amadurecimento, já que internautas de vários segmentos se têm mostrado cada vez mais saturados face a estas plataformas. A conclusão é de um estudo da Gartner, que faz notar que sites como Facebook, Twitter e Google+ têm perdido utilizadores ao longo do tempo, após a fase de registo. Ao todo, foram onze países, desenvolvidos e em vias de desenvolvimento, os que fizeram parte do estudo, realizado entre Dezembro de 2010 e Janeiro de 2011, envolvendo 6.295 inquiridos, com idades compreendidas entre os 13 e os 74 anos.
A consultora concluiu que os consumidores com um olhar mais prático sobre as redes sociais tendem a deixá-las de parte, com o passar do tempo. Os mercados “mais maduros” para estes media, como é o caso dos EUA, Reino Unido e Japão, apresentaram no período em análise um aumento no acesso (40%) ou a mesma frequência (40%), ao passo que 20% dos entrevistados nestes mercados denunciaram um decréscimo na utilização.
À escala global, 24% dos inquiridos diminuíram as visitas às redes sociais, ao passo que 37% aumentaram – entre estes, na sua maioria, jovens. 31% indicaram que estavam a ficar “aborrecidos” com as redes sociais. Facto que os fornecedores não devem ignorar e que impõe a inovação e diversificação, de forma a «manter a atenção do consumidor», alertou Brian Blau, director de pesquisas do Gartner.
«Os conteúdos das marcas têm de conseguir captar a atenção dos consumidores de forma imediata. A nova geração de consumidores é irrequieta e com pouca capacidade de concentração, por isso é necessária muita criatividade, de forma a criar um impacto significativo», acrescentou o responsável.