Intenções de compra de seguros de viagem duplicaram com a pandemia
A procura dos viajantes por mais flexibilidade nesta era pós-pandémica levou a um aumento das intenções de compra de seguros de viagem, que passaram de 12% (em 2019) para 26%, nas viagens nacionais. As conclusões são de um estudo da Allianz Partners sobre as tendências na indústria do turismo.
Segundo o relatório “State of Mind Travel”, no caso das deslocações internacionais, o aumento da intenções em subscrever seguros de viagem é ainda mais singificativo, passando de 21% (no pré-pandemia) para 55%. «Além de avaliar as preocupações relacionadas com a saúde, os viajantes enfrentam agora perturbações geopolíticas, elevada inflação e incertezas económicas mais amplas. Isso está a levar a uma nova atitude em relação às viagens, em que a flexibilidade integrada e a protecção contra os “e se” são ainda mais importantes», sublinha a Allianz Partners.
De acordo com a empresa especializada em seguros de assistência e viagem, os números revelam «uma mudança de mentalidade nos consumidores, que enfrentam uma experiência de viagem cada vez mais complexa». Sinal disso mesmo é o facto de a Allianz Partners ter registado o seu maior nível de pedidos de reembolso pós-embarque em 2022.
O estudo revela ainda que a flexibilidade é cada vez mais um factor fundamental nas deciõses de compra neste sector: 85% das famílias mais jovens planeia fazer reservas de viagens flexíveis para lidar com circunstâncias imprevistas.
«O desejo de viajar novamente ficou evidente nas movimentadas salas de embarque e nos resorts lotados em 2022. Mas os efeitos da pandemia nas necessidades e nas expectativas dos viajantes vieram para ficar. O sector dos seguros está agora a prestar serviços a um consumidor mais exigente e mais bem informado, que tem uma maior consciência do que é um bom serviço e do que pode correr mal», frisa em comunicado Joe Mason, director de Marketing de Viagens da Allianz Partners.
O inquérito “State of Mind Travel” foi realizado nos cinco principais mercados europeus da Allianz Partners (Bélgica, França, Alemanha, Itália e Reino Unido).