Inteligência Artificial será responsável por 90% da receita publicitária mundial em 2030
Dentro de 10 anos, a Inteligência Artificial (IA) fará parte de quase toda a publicidade produzida para plataformas online, avança a empresa de investimento publicitário GroupM. Actualmente, o marketing potenciado pela IA representa mais de 370 mil milhões de dólares e cerca de 45% da receita global de publicidade.
Em 2032, prevê-se que este valor alcance os 1,3 milhões de milhões de dólares, o que significa que o marketing suportado pela Inteligência Artificial poderá ser responsável por 90% da totalidade da receita publicitária mundial.
A GroupM estima que durante a próxima década o áudio vai ultrapassar outras formas de interacção. Por exemplo, as pesquisas por voz serão superiores àquelas que são feita através de texto, enquanto actualmente isso só se verifica entre 10% e 15% das pesquisas feitas.
Na TV, por sua vez, o alcance linear deixará de ser suficiente para atingir os objectivos dos profissionais de marketing, já que, com o crescimento dos serviços de streaming, os consumidores procuram cada vez mais uma televisão livre de anúncios.
Assim, os anunciantes terão de ser mais criativos para que possam chegar a mais pessoas. Uma das soluções para um maior sucesso das campanhas publicitárias pode estar em plataformas como o YouTube e o TikTok, onde é possível desenvolver anúncios direccionados a espectadores em específico ao invés de um público em geral, sugere a GroupM.