Instalação artística invade fábrica da Sumol+Compal

O Centro de Frutologia Compal, localizado na fábrica de Almeirim da Sumol+Compal, tem um novo habitante. A Fahr 021.3, empresa portuguesa de arte e arquitectura, criou, juntamente com a Loyal Advisory, uma instalação criativa inspirada no mundo da fruta e que pretende provocar uma experiência sensorial inspirada nos pomares.

O objectivo, explica a Fahr 021.3 à Marketeer, é «expressar o conceito de frutologia numa forte associação ao de inovação», ao criar um «espaço de reunião singular na fábrica Sumol+Compal». A madeira foi o principal material utilizado na construção da instalação, sendo que a ideia era criar uma peça que atravessasse toda a sala «levando cor, movimento e dinâmica, fazendo com que o espaço transcenda os seus próprios limites», segundo a empresa do Porto.

A Fahr 021.3 conta ainda que o convite do Centro de Frutologia para a criação de uma instalação foi recebido com surpresa e motivação: «É muito bom e importante para nós que alguém seja capaz de entender que a nossas abordagens podem ser adaptadas a muitas circunstâncias e, mais do que tudo, servirem de alavanca para determinados espaços ou estratégias de comunicação.»

Filipa Frois Almeida e Hugo Reis, os dois fundadores da Fahr 021.3, são também responsáveis pela instalação presente no lobby principal da Casa da Música em 2015 e ainda pela estrutura temporária desenvolvida pela inauguração do Polo Tecnológico da Universidade do Porto (UPTEC).

Texto de Filipa Almeida

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...