Instagram tenta atrair utilizadores do TikTok com recompensa financeira
O Instagram anunciou este mês o lançamento global, em mais de 50 países, da sua nova plataforma, o Reels. Semelhante ao TikTok, permite gravar e editar vídeos de 15 segundos com áudio e efeitos especiais. No entanto, para ter sucesso, não basta ter ferramentas apelativas, é preciso ter utilizadores.
Fontes citadas pelo Wall Street Journal indicam que o Instagram estará a tentar atrair criadores de conteúdos e influenciadores populares no TikTok através de recompensas financeiras, que podem chegar a centenas de milhares de dólares em alguns casos. O jornal norte-americano não aponta nomes concretos de criadores, mas garante que o objectivo é persuadi-los a explorar o Reels.
A nova aposta do Instagram deverá existir dentro da secção Stories da rede social, em vez de ser uma aplicação móvel independente. Para que os utilizadores consigam distinguir os conteúdos, os vídeos criados a partir do Reels terão essa indicação no canto inferior esquerdo.
Tal como no TikTok, os utilizadores podem comentar ou gostar dos vídeos e clicar para saber qual a banda sonora utilizada em cada conteúdo. Quem quiser ver todos os Reels de determinada pessoa poderá visitar o perfil em questão e clicar no novo símbolo que aparecerá (semelhante à IGTV, por exemplo).