Instagram passa a aceitar vídeos até 60 minutos no feed
A IGTV, tal como a conhecemos, morreu. O Instagram decidiu mudar a designação para Instagram TV e pôr fim a algumas restrições: a partir de agora, já não é preciso sair da aplicação principal para poder ver os vídeos mais longos que os amigos – e não só – partilham.
Segundo avança o The Verge, a ideia será colocar o vídeo no mesmo patamar que as imagens, o que significa que será possível publicar e ver vídeos de até 60 minutos no feed. Até aqui, apenas era possível vislumbrar um pequeno excerto de conteúdos mais longos.
Ainda assim, continuará a existir uma aplicação independente, neste caso a Instagram TV, que funcionará como «um destino para pessoas visitarem com a intenção de ver vídeo», de acordo com porta-voz do Instagram. Ou seja, quem tiver como objectivo aceder exclusivamente a vídeos no Instagram poderá perder-se nesta aplicação. No entanto, quem só quiser assistir a um ou outro vídeo partilhado por um influenciador que segue, por exemplo, poderá fazê-lo sem deixar o Instagram.
Recorde-se que a IGTV nasceu em Junho de 2018 com a ambição de ser o novo YouTube, ainda que apontado especialmente ao universo mobile. Aqui, os utilizadores podiam encontrar vídeos mais extensos, mas esta possibilidade parece nunca ter conquistado atenção e interesse suficientes.
Com a chegada do TikTok, ficou claro que os utilizadores preferem formatos mais curtos e ferramentas que permitam dar asas à imaginação e à criatividade. Em Agosto de 2020, o Instagram lançava o Reels, funcionalidade que vem precisamente disponibilizar algumas das características-chave do recém-chegado rival TikTok.