Instagram lança filtro para o Euro 2020 com as cores de cada país
Arranca hoje uma nova edição do Campeonato Europeu de Futebol e, com ele, chega um novo filtro do Instagram. A rede social associa-se a um dos eventos desportivos mais importantes do mundo através de uma funcionalidade especial que permite aos utilizadores vestirem as cores da respectiva selecção.
“Com a Covid-19 a limitar o número de pessoas nos estádios, fãs em todo o mundo vão ligar-se ao Facebook e ao Instagram para falarem sobre este evento”, referem as plataformas em comunicado, indicando que mais de 470 milhões de pessoas seguem um jogador de futebol no Facebook. Já no Instagram, registam-se mais de 290 milhões.
Perante estes números, o Facebook afirma-se como “o maior estádio desportivo do mundo”. Por isso mesmo, decidiu criar comunidades específicas focadas no futebol e relacionadas com a UEFA. A ideia é garantir aos adeptos a oportunidade de encontrarem outros fãs e pessoas com ideias semelhantes.
O novo filtro no Instagram, por seu turno, resulta de uma parceria com Arno Partissimo e inclui versões personalizadas para cada um dos países participantes no Euro 2020, incluindo Portugal. Para aceder à novidade, basta procurar o filtro “Football Teams” na secção “Explorar Efeitos”, escolher a opção criada por Arno e guardar. O filtro pode ser usada em Stories ou no Instagram Reels.
«Este Verão, pessoas de todo o mundo vão ligar-se para participarem no Euro, nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Com a pandemia a dificultar as viagens pela Europa para os adeptos apoiarem as suas equipas, o Facebook e o Instagram podem oferecer às pessoas um lugar para celebrarem as suas selecções nacionais, jogadores e momentos, no maior estádio desportivo online em todo o mundo», comenta Kike Levy, Southern Europe lead, Sports do Facebook.