Instagram já permite experimentar artigos antes de comprar
A Realidade Aumentada tem um papel de cada vez maior destaque no Instagram. Agora, além de filtros, esta tecnologia permite que os utilizadores experimentem artigos antes de avançarem com a compra através da plataforma.
Óculos de sol e maquilhagem são alguns dos produtos abrangidos para já, uma vez que o piloto reúne apenas uma selecção de marcas convidadas – nomeadamente, Ray-Ban e MAC Cosmetics. Desenvolvida em colaboração com a Spark AR (unidade de negócio do Facebook), a novidade transforma o Instagram num provador virtual cujo objectivo é melhorar a experiência de checkout de quem escolhe ir às compras na rede social.
Na prática, os utilizadores conseguem ver como ficam com diferentes pares de óculos ou tons de batom, por exemplo. Basta clicar nos artigos em que estão interessados, através dos perfis das marcas ou das stories que publicam. Caso queiram concluir a compra, podem fazê-lo directamente a partir da câmara (ainda com os óculos no rosto ou com o batom nos lábios).
A nova ferramenta vai estar disponível apenas na versão mais actualizada da aplicação, quer para equipamentos iOS como Android.