Instagram é a rede social onde mais se fala sobre vinho. Casal Garcia lidera
Quais são os momentos em que o vinho está mais presente na vida dos portugueses? Uma análise às redes sociais mostra que o início do mês é a altura em que os utilizadores destas plataformas mais mencionam esta bebida, referindo-se tanto à compra como ao consumo. Por outro lado, no fim do mês, os comentários apresentam uma perspectiva mais geral, como o desejo de vinho ou da chegada do fim-de-semana.
Esta é uma das conclusões do relatório “Tendências de Consumo no Mercado de Vinhos”, elaborado pela ELife com base na ferramenta Buzzmonitor. Realizada entre os dias 13 de Agosto e 13 de Setembro, a análise ao mercado dos vinhos em Portugal revela ainda que os horários de maior interacção nas redes sociais verificam-se entre as 21h e as 24h. Também no período a partir das 11h/12h se nota um aumento, coincidindo com o jantar e o almoço, respectivamente. Sexta, sábado e domingo são os dias da semana em destaque.
A análise da ELife mostra ainda que o género masculino interage mais nas redes sociais sobre a temática vinho, ainda que as mulheres não fiquem muito longe. Em termos de localização geográfica, Lisboa e Porto lideram.
Quanto ao tipo de conteúdos, o relatório indica que as hashtags mais utilizadas dizem respeito ao tipo de vinho, como #vinhotinto. Seguem-se as hashtag em inglês (#winelovers, #wine ou #winetime) e alguma declarações de apreço (#vinhoterapia e #amovinho).
Para lá das hashtags, as palavras mais frequentes nas publicações sobre vinho estão relacionadas com a origem do produto, incluindo região, tipo de garrafa ou de uvas. Mais de 50% dos posts com termos como “uvas”, “fresco”, “leve”, “seco”, “verde” ou “branco” apresentam um sentimento positivo.
Casal Garcia é líder
Por marca, o estudo aponta Casal Garcia como o grande líder: 468 menções, 58,1% das quais positivas. Twitter e Instagram foram as redes sociais com maior buzz durante o período em análise.
Mateus Rosé surge em segundo lugar (191 menções) e Periquita em terceiro (159). As posições seguintes são ocupadas por Gazela (118), Papa Figos (51), Gatão (38), Trinca Bolotas (26) e Muralhas de Monção (24).
No geral, Instagram é a rede social com mais pulicações sobre vinhos, em Portugal. Por se tratar de uma rede social mais virada para a partilha de experiências do dia-a-dia e de momentos de consumo através de fotografias, tende a ser a eleita por quem quer mostrar que provou determinado vinho. O Facebook, por seu turno, destaca-se por ser a rede social a que os internautas recorrem para visualizar publicações de perfis oficiais das marcas.