Instagram é a rede social de eleição para seguir figuras públicas em Portugal
O Instagram é a rede social a que os portugueses mais recorrem para seguir figuras públicas e acompanhar a atividade digital de famosos ou influenciadores, conclui a mais recente edição do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, produzido pela Marktest.
De acordo com os dados, o Instagram (78,9%) reforça mesmo a sua vantagem face ao Facebook (57,6%) neste critério, aumentando para mais de 21 pontos percentuais a diferença entre os inquiridos que assumem usar redes sociais para seguir figuras públicas.
Esta vantagem é ainda mais evidente entre as gerações mais jovens. Na Geração Z, por exemplo, o universo de utilizadores de redes sociais que utiliza o Instagram para seguir figuras públicas cresce para os 85,6%, enquanto no Facebook essa prática só é assumida por 26,5% dos jovens com perfil em redes sociais.
Nesta geração com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos, o Facebook já foi ultrapassado pelo YouTube (30,8%) entre as redes sociais mais utilizadas para seguir personalidades públicas ou influenciadores. Nas restantes redes sociais, o Tik Tok continua a crescer e, entre os mais jovens, já está quase a par do Twitter no universo de utilizadores que usam as suas redes sociais para seguir famosos, com um crescimento de 7,6% em 2021 para 11,7% em 2022.
No que respeita às figuras públicas que os portugueses mais assumem seguir, Cristiano Ronaldo e Cristina Ferreira mantêm-se no topo das personalidades que os utilizadores referem seguir nas redes sociais. Manuel Luís Goucha sobe à terceira posição e Nuno Markl à 4.ª, enquanto Rita Pereira desce para a 5.ª posição.