Instagram começa a testar verificação de idade dos utilizadores em Portugal
A Meta começa a testar hoje em Portugal novas opções para os utilizadores do Instagram verificarem a idade. Se um menor de idade tentar editar a data de nascimento no Instagram para 18 anos ou mais, será exigido que verifique a idade usando uma destas três opções: documento de identificação, gravar um vídeo em formato selfie ou pedir a amigos em comum que corroborem.
A gigante tecnológica está a testar estas possibilidades para garantir que adolescentes e adultos tenham uma experiência adequada à sua faixa etária. O Instagram exige que os utilizadores tenham pelo menos 13 anos para se inscreverem na rede social e quando alguém é identificado como adolescente (13 a 17 anos), são fornecidas experiências apropriadas à idade, sendo que, por pré-definição, a conta é privada, evitando-se contactos indesejados de adultos desconhecidos, e limitando-se as opções dos anunciantes para alcançar este público.
Estas novas formas de autenticação da idade passam então por um vídeo em formato selfie que é enviado para a Yoti – empresa especializada em verificação de idade online, que ajuda a garantir a privacidade dos utilizadores. A tecnologia da Yoti estima a idade com base em características faciais e, em seguida, a Meta e a Yoti excluem a imagem.
A outra opção permite que seguidores mútuos do utilizador confirmem quantos anos tem. A pessoa responsável pela confirmação deve ter pelo menos 18 anos e não pode estar envolvida na confirmação de idade de mais ninguém no momento, assim como cumprir outras medidas de segurança em vigor. As três pessoas que forem seleccionadas para confirmar a idade receberão uma solicitação e têm de responder dentro de três dias.
Além disso, há ainda a possibilidade de apresentar um documento de identificação como a carta de condução ou o cartão de cidadão. O Instagram usa o documento apenas para confirmar a idade, ficando armazenado nos servidores e sendo excluído em 30 dias.
«Provar a idade online é um desafio complexo em toda a indústria. Estamos muito satisfeitos em continuar o nosso trabalho com a Meta para criar experiências apropriadas à idade e permitir que as pessoas prosperem e estejam seguras online», sublinha, em comunicado, Julie Dawson, Chief Policy and Regulatory Officer da Yoti. «A nossa estimativa de idade facial é uma solução que preserva a privacidade. Foi construída para dar a todos uma maneira segura de provar a idade sem partilhar o nome ou um documento.»