Instagram bane vídeo de Madonna por espalhar desinformação

Um vídeo em que Madonna dava conta de uma teoria da conspiração relacionada com o novo coronavírus foi apagado pelo Instagram. A rede social eliminou a publicação por considerar que se trata de desinformação, um problema que pode ser particularmente relevante junto de personalidades com muitos seguidores como é o caso da cantora norte-americana (mais de 15 milhões).

O vídeo em questão apresentava Stella Immanuel, médica de Houston, a dizer que já tratou 350 pessoas infectadas com COVID-19 com hidroxicloroquina. Segundo o The Guardian, Madonna afirmava na descrição da publicação que já existe uma vacina há meses e que «eles preferem deixar que o medo controle as pessoas e deixar os ricos ficarem mais ricos e os pobres mais pobres».

O Instagram começou por desfocar o vídeo e indicar que se tratava de informação falsa, avisando os utilizadores de que deveriam ter cuidado ao ver o conteúdo. Foi também colocado um link que direccionava os utilizadores para uma página onde as alegações eram esclarecidas.

Horas mais tarde, adianta a mesma publicação, o Instagram decidiu apagar mesmo o vídeo. Porta-voz da plataforma, detida pelo Facebook, justifica a eliminação com o facto de apresentar testemunhos falsos sobre curas e métodos de prevenção para a pandemia.

«As pessoas que reagiram, comentaram ou partilharam o vídeo vão ver mensagens a dirigi-las para informação das autoridades sobre o vírus», refere o porta-voz Raki Wane.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...