Instagram assina contrato milionário com a Omnicom

Instagram_2O Instagram assinou um contrato de um ano com o grupo de comunicação Omnicom, que irá investir cerca de 100 milhões de dólares (72,16 milhões de euros) para promover as marcas dos seus clientes naquela rede social, avança a AdAge. Trata-se do primeiro grande contrato publicitário do Instagram desde que passou a exibir anúncios.

De acordo com a AdAge, o acordo significa que os utilizadores do Instagram (que é detido pelo Facebook) irão passar a ver anúncios das marcas que trabalham com as agências de meios e criativas que fazem parte do grupo Omnicom, tais como a BBDO, a DDB, a TBWA, a PHD e a OMD. A rede social de fotografias e vídeos conta com uma comunidade de 150 milhões de utilizadores activos diários, 60% dos quais fora dos EUA, e 55 milhões de fotografias publicadas em média todos os dias.

«Isto não altera em nada a nossa estratégia. As pessoas vão continuar a ver um número limitado de fotografias e vídeos de elevada qualidade de marcas seleccionadas que já têm uma presença forte no Instagram», garante em comunicado Jim Squires, director de Operações de Mercado do Instagram. «Este é um novo e entusiasmante capítulo», acrescenta.

Os anúncios colocados na rede social serão programados para se manter no mural dos utilizadores durante um determinado período – sempre superior a um dia -, mesmo que o utilizador desligue a aplicação. As campanhas poderão aparecer na forma de imagens estáticas ou vídeos e, garante o Instagram, terão que ser consistentes com a qualidade a que a rede social habitou os seus utilizadores.

Em comunicado, o Instagram acrescenta que está a trabalhar com “um número muito limitado de parceiros a longo prazo”. Segundo a AdAge, a Starcom MediaVest, do Grupo Publicis, poderá ser o próximo parceiro da rede social. Recorde-se que o Grupo Publicis e o Grupo Omnicom estão em processo de fusão.

O Instagram está a testar um modelo de publicidade paga desde o final do ano passado, que inclui algumas ferramentas de segmentação a partir do perfil dos consumidores que também têm conta no Facebook. Algumas das primeiras marcas a anunciar na rede social foram a Michael Kors, a General Electric, a Levi’s, a Lexus e a Ben & Jerry’s.

Artigos relacionados