Instagram anuncia novas medidas para adolescentes «fazerem uma pausa»
«Vamos introduzir algo que acho que fará uma diferença considerável», garante Nick Clegg, vice president of Global Affairs do Facebook. Em declarações à CNN, o responsável anuncia que serão implementadas novas medidas referentes ao Instagram que incentivarão os utilizadores mais novos a «fazerem uma pausa» e a passarem menos tempo na plataforma.
Além disso, também estão em cima ferramentas pensadas para evitar que adolescentes tenham acesso a conteúdos perigosos. A ideia é que o sistema do Instagram seja capaz de detectar casos em que um adolescente vê repetidamente um mesmo conteúdo potencialmente nocivo, dando-lhe uma espécie de empurrão para outras publicações.
Nick Clegg refere ainda que o Instagram suspendeu, para já, os planos associados ao lançamento do Instagram Kids e que será dado mais controlo aos pais para que possam supervisionar a actividade dos adolescentes nesta aplicação.
Em resposta ao The Verge, porta-voz do Facebook indica que as novidades avançadas por Nick Clegg ainda não estão a ser testadas, mas que a intenção é avançar em breve.
A 27 de Setembro, Adam Mosseri, head of Instagram, já dava algumas luzes sobre este tema, indicando no blog do Instagram que estavam a ser exploradas funcionalidades no sentido de minimizar o lado negativo da plataforma. Na altura, porém, o responsável não especificava uma preocupação com os adolescentes, mas, sim, com a generalidade dos utilizadores.