Inovação no cuidado e beleza dos portugueses

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A GBSO foi criada em 2014 e foi o culminar de uma série de factores que se reuniram nesse momento. A conjuntura do mercado (muito difícil nessa altura), circunstâncias laborais, a experiência acumulada que tinha na área, os contactos internacionais e a relação muito forte que, com parceiros internacionais e os grandes clientes em Portugal, ditaram o caminho e resultaram neste desafio.

«Identificámos uma lacuna no mercado: faltava alguém que declaradamente se apresentasse como a empresa por excelência a trazer a inovação das categorias para o mercado», explica Rita Palma, CEO da GBSO.

A empresa começou a facturar em Janeiro de 2015 e, desde então, tem sempre registado crescimentos muito acentuados, a mais de dois dígitos, não só pela via da inovação, mas também pelo crescimento dos negócios actuais. Neste momento representa, em Portugal, em exclusividade 14 empresas estrangeiras, 24 marcas e gere mais de 900 produtos.

Como principais momentos no percurso da empresa, Rita Palma destaca o arranque da GBSO como agentes da Juva Santé em Portugal (com as marcas de primeiros socorros Mercurochrome e suplementos alimentares Juvamine), o acordo de agência com a ABC em 2016, empresa líder europeia em acessórios de beleza, e que hoje representa o principal parceiro em termos de negócio.

«Destaco ainda o lançamento da nossa própria marca de higiene corporal, a Soft & Co, em Julho de 2017, e que este ano ganhou o prémio de Produto do Ano, o que muito nos orgulha. E, claro, o lançamento da Jordan, marca norueguesa de higiene oral, que veio romper com o mercado muito tradicional e concentrado da higiene oral em Portugal e já é a nossa marca principal como distribuidor», explica a CEO.

A responsável da empresa refere ainda que o canal da grande distribuição (hipermercados e supermercados) representa cerca de 80% do negócio da empresa, mas tem vindo a abrir novos canais, como as parafarmácias, perfumarias e lojas bio.

Actualmente, a marca Jordan é a mais importante no portefólio de marcas de distribuição e a higiene oral representa cerca de 20% do negócio total.

Até ao final do ano, o objectivo da GBSO consiste em alcançar quatro milhões de euros de volume de negócios, o que se traduzirá num crescimento de 30% face a 2018.

Já para o próximo ano, a palavra de ordem será continuidade, dando seguimento à aposta em inovação para o mercado português, consolidação da posição enquanto importante fornecedor na categoria de higiene oral, corporal e perfumaria, e desenvolvimento de novos produtos.

«Queremos dinamizar ainda mais as nossa linhas orgânicas e sustentáveis, que acreditamos serem não o futuro mas o presente do mercado da cosmética e higiene pessoal, cujo desenvolvimento em Portugal ainda é muito embrionário, comparado com mercados como a França, Alemanha ou Itália. O crescimento vem por arrasto», afirma Rita Palma.

Um namoro antigo

Sobre a Jordan, Rita Palma explica que a GBSO conhecia a marca que tinha já algum histórico no canal Farmácia, reconhecida pela sua qualidade, diversidade de oferta e comunicação inovadora. «Quando a ORKLA, dona da marca, decidiu mudar de estratégia no mercado português, passando a apostar na grande distribuição, decidiu auscultar o mercado para procurar um parceiro para esse canal. Aí surgiu a GBSO, que foi a escolhida para esse desafio. Foi um namoro que passou a um casamento muito bem resolvido», afirma a CEO.

A higiene oral já representava uma categoria complementar às categorias do DPH (produtos de higiene) onde já actuava, tendo assim reforçado o peso da GBSO como fornecedor de DPH junto do trade numa categoria competitiva e desafiante.

Os segmentos Criança e Interdental foram a porta de entrada, mas hoje já conta com oferta para Adulto. Assim, a marca destina-se a um perfil muito variado, apresentando produtos como escovas e pastas de dentes, desde o aparecimento do primeiro dente (que é, ao mesmo tempo, um mordedor), até pastas de adulto (sem caixa, para
evitar o desperdício). Para complementar a sua oferta, a Jordan conta com a linha Green Clean, com escovas de plástico reciclado para adultos e crianças.

Desde o seu lançamento, em Outubro de 2017, Rita Palma afirma que a marca tem sido um sucesso nas diversas categorias, sobretudo na linha de crianças, onde não há oferta igual em termos das grandes superfícies. «O sucesso também se verifica na linha interdental, exactamente pela mesma razão, na linha Green Clean, em virtude de ir de encontro a uma tendência de mercado, e agora as pastas de adulto, que, apesar de ser um lançamento muito recente, já tem rotações muito interessantes. Este ano, a marca vai registar um crescimento superior a 50% comparado com o ano de 2018», afirma a CEO.

Made in GBSO

No portefólio da empresa destaca-se a Soft & Co, a única marca detida pela GBSO, 100% portuguesa, criada in-house em 2017. «Este passo que demos foi completamente disruptivo em relação ao que estávamos habituados a fazer: distribuir marcas de terceiros e estrangeiras. No entanto, este desejo sempre esteve presente desde que distribuímos marcas. Mais uma vez impulsionados por uma necessidade de mercado que não conseguimos satisfazer com produtos de terceiros e encorajados pelos clientes, nasce a Soft & Co, uma marca de cuidado corporal, fabricada totalmente em Portugal, a pensar nas famílias portuguesas que procuram um bom produto, com todas as garantias a um preço acessível», explica Rita Palma.

A CEO realça a relação qualidade-preço, simplicidade, eficácia e a acessibilidade dos produtos em termos de canal distribuição. E destaca a conquista do prémio de “Produto do Ano”, alcançado pelo creme hidratante diário de um litro. Este ano grande parte da comunicação esteve centrada no prémio de “Produto do Ano”, voltando a vincar o facto de se tratar de um produto 100% nacional, investindo em ponto de venda, sampling, eventos e patrocínios, redes sociais e imprensa.

Fazendo um balanço da evolução da marca, Rita Palma destaca o crescimento de 25% em 2019, destacando o creme hidratante de um litro, seguido do gel 100% aloe vera hidratante e o sabonete líquido de glicerina hipoalergénico para banho como os produtos mais vendidos.

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