Initiative estima 125 milhões de telespectadores por jogo no Mundial
Na véspera de se iniciar uma nova edição do Campeonato Mundial de Futebol de 2010, a initiative, futures sport + entertainment apresentou as suas projecções a nível de audiências para esta competição.
Para a fase final que se realiza este ano na África do Sul, a initiative, futures sport + entertainment estima uma audiência média global acumulada para os 64 jogos, de 8 biliões de telespectadores. Cada jogo deverá registar em média, uma audiência média de 125 milhões de telespectadores.
Este ano, a realização do Campeonato do Mundo na África do Sul e o consequente horário da transmissão dos jogos de Portugal que, na fase de grupos, decorrerão em período laboral, deverá potenciar o visionamento fora do lar e condicionar os números oficiais do evento. As audiências dos jogos de Portugal na fase de grupos, pelo menos as oficiais, deverão ficar aquém das do último Mundial realizado na Alemanha e onde, naquela fase, apenas o último jogo com o México, decorreu em período laboral. Nesse jogo, os audímetros mediram 2,2 milhões de portugueses, menos 1,1 milhões do que a audiência real do jogo, segundo estimativas Mediabrands.
O público feminino, habitualmente menos presente nas audiências de transmissões de futebol, representaram no Campeonato do Mundo de Futebol de 2006 50,1% da audiência dos jogos com a participação da Selecção Nacional vs 49,1% de audiência masculina. No visionamento dos restantes jogos, o público masculino foi maioritário, ainda assim por escassa vantagem: 45% vs 55%.
A Initiative integra a Mediabrands, estrutura de suporte da área de media e comunicação do Grupo Interpublic. Conta com mais de 6500 colaboradores, operando em 90 países e mais de 30 mil milhões de billings.