Iniciativa da NOS vai ensinar computação a 1200 alunos e formar 45 professores

A iniciativa Projeto ZER01, criada pela NOS e pela Ensico, vai triplicar o seu alcance neste ano lectivo de 2023/24, levando o ensino da computação a 1200 alunos. Após um primeiro ano em que 400 alunos de 18 turmas do primeiro e segundo ciclos receberam semanalmente aulas de computação, a NOS reforça agora o investimento nesta iniciativa, para que mais crianças possam ter acesso às aulas da Ensico.

Privilegiando a intervenção em zonas geograficamente descentralizadas e com maiores desafios socioeconómicos, o segundo ano de implementação do Projeto ZER01 passa a abranger 54 turmas do primeiro e segundo ciclos, em 13 escolas dos Agrupamentos de Arcos de Valdevez, Bragança, Gondomar, Vila do Conde, Mirandela e São João da Pesqueira, triplicando o número de alunos face ao ano passado.

O crescimento do projecto inclui também a formação certificada de professores das próprias escolas, tornando-se Master Teachers, como forma de dar resposta ao aumento do número de escolas e alunos abrangidos. Durante o ano lectivo 2023/24 está prevista a formação de 45 professores, licenciados em Matemática e Educação Básica.

Estes professores estão já a receber formação complementar especializada e acreditada junto da Sociedade Portuguesa de Matemática, para ficarem habilitados a ministrarem aulas de computação nas suas escolas.

«Acreditamos no poder do ensino da computação para melhorar desenvolvimento cognitivo das crianças e jovens e para estimular a descoberta de novos interesses e competências. Para a NOS, esta é uma aposta de futuro e por essa razão temos a ambição de continuar a fazer crescer o Projeto ZER01, sendo nosso objectivo chegar aos três mil alunos já no próximo ano lectivo», refere, em comunicado, Margarida Nápoles, directora de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da NOS.

Por sua vez, Luís Neves, co-fundador e presidente da Ensico, salienta que estão a envolver, pela primeira vez, professores das próprias escolas na leccionação das aulas de computação. «A adesão e entusiasmo dos professores nesta fase tem sido exemplar e contagiante, demonstrando que temos professores de enorme qualidade e sedentos de desafios ambiciosos que possam contribuir para uma melhoria das aprendizagens dos alunos e do nosso sistema de ensino.»

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