Influenciadores continuam a não cumprir normas da publicidade. DGC aplica coimas de 31 mil euros

Entre Janeiro e Março deste ano, a Direcção-Geral do Consumidor instaurou 31 processos de contra-ordenação e aplicou coimas no valor de 31 mil euros após a fiscalização de publicidade partilhada por influenciadores em plataforma digitais a anúncios de crédito e venda de imóveis e viagens, avança o Público.

A esta análise soma-se também “inspecções extraordinárias ao sector do retalho alimentar e não alimentar”, com base em queixas apresentadas por consumidores no Livro de Reclamações.

De acordo com a mesma fonte, o maior número de infracções regista-se na “divulgação de conteúdos comerciais publicitários sem a devida identificação clara e inequívoca, da relação comercial entre o influenciador e a marca/empresa”, em sectores como cosmética, electrodomésticos, vestuário, joalharia, viagens, entre outros.

A DGC realça que muitos influenciadores continuam a não cumprir o Código da Publicidade, que prevê a proibição de todas as formas de publicidade oculta, indirecta ou dolosa.

Entre as situações analisadas estão a promoção de contractos de créditos por menores ou a divulgação de promoções em produtos que já não estão disponíveis.

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