Influencer Marketing em 2022
Por Beatriz Mesquita, Influencer strategist na mediamonks Amsterdam
Se tem uma conta no Instagram, já reparou que os influenciadores tornaram-se uma peça fundamental para a projecção de marcas. Estamos numa era em que as marcas são os produtos que vendem mas também são os valores que defendem! E, em 2022, será ainda mais intensificado.
Os consumidores querem mais transparência sobre as práticas de negócio das marcas que conhecem e seguem e, por sua vez, os criadores de conteúdo mostrarão cada vez mais autenticidade e tornar-se-ão ferramentas de comunicação eficientes para divulgar mensagens relacionadas com os valores de uma marca – como responsabilidades e compromissos sociais, ambientais e éticos.
As marcas que souberem aproveitar os relacionamentos com os criadores de conteúdos para contar histórias subjacentes sobre o que são e o que representam terão mais posicionamento sob as suas audiências.
No que toca à comunicação dos produtos, o crescente consumo de redes sociais combinado com as medidas Covid que se fizeram sentir nos últimos dois anos criaram as condições perfeitas para a explosão do social commerce.
O social commerce está em franca ascensão e tornar-se-á cada vez mais disponível em todos os mercados e plataformas sociais. As plataformas procuram fornecer soluções mais inteligentes para os consumidores se inspirarem e comprarem num só lugar, enquanto criam soluções para as marcas personalizarem a experiência de compra com anúncios relevantes.
O social commerce estimula uma acção mais imediata dos clientes e uma maior participação da comunidade e, claro, os influenciadores e os criadores de conteúdos serão os intermediários cruciais para esta conversão.
Destaco o exemplo da marca Cerave, que viu as suas vendas a explodir devido à popularidade dos seus produtos no TikTok e ao interesse gerado na comunidade de beleza. A marca desafiou o TikTok a ampliar seu conteúdo na plataforma e aumentar a preferência, com foco específico em mulheres dos 18 aos 34 anos.
Se já no passado era assim, em 2022 uma marca deverá incluir mais na sua estratégia o influencer marketing – porque se uma marca não é falada nas redes sociais pode correr o risco de não existir.