Inflação foi o tema “quente” para os portugueses. Pesquisas no Google triplicam
A inflação é um tema que tem marcado a actualidade nos últimos tempos e isso reflecte-se nas pesquisas feitas pelos portugueses. De acordo com a Google, as tendências de pesquisa por inflação atingiram um máximo histórico em todo o mundo e quase triplicaram (+180%) em território nacional.
“Dinheiro” e “energia” foram os dois dos tópicos mais pesquisados em Portugal em 2022, com as pesquisas por “plano de poupança de energia”, “teletrabalho para poupar energia” e “medidas governamentais de poupança de energia” a aumentarem mais de 5.000%.
Os dados revelam ainda que as pessoas em Portugal não estão apenas a recorrer ao Google para entender estas questões, já que também estão a pesquisar por recursos para enfrentar estes desafios e construírem as suas carreiras. As pesquisas por “programador de software” duplicaram, enquanto as pesquisas por “aprender a programar do zero” (+470%) e “cursos de programação” (+80%) também aumentaram.
Os utilizadores recorreram igualmente ao Google para se prepararem para entrevistas de emprego e para encontrarem novas oportunidades, com o interesse de pesquisa pelo tópico “emprego em part time” a aumentar em 30%. Portugal foi um dos dez primeiros países do mundo – e um dos três primeiros na Europa – onde há mais procura por empregos em part time.