Inflação e guerra: estes são os temas que mais preocupam os portugueses em 2023
O novo ano acabou de começar, mas alguns dados não demonstram um cenário positivo para os portugueses nos próximos meses. De acordo com um estudo da Multidados e da agência Guess What, cerca de metade dos inquiridos (48,6%) considera que o seu nível de vida vai ser pior ou muito pior em 2023, sendo o principal receio o impacto da inflação (66,8%).
A escalada da guerra também é das situações que mais preocupa os portugueses (24%), enquanto a Covid-19 e outras pandemias foram referidas apenas por 2,4% dos inquiridos. Quanto ao tema da guerra, 47,4% acredita que esta não vai terminar no próximo ano: 91,1% apoia a Ucrânia no conflito, mas 36,9% indica que a inflação poderá levar a um recuo neste apoio.
Os resultados desta investigação revelam também que 52,6% dos inquiridos estima uma quebra de rendimentos no próximo ano, sendo que 33,7% considera que a quebra será na ordem dos 5% a 9%. Face a este cenário, 84% prevê fazer cortes nas despesas. Os inquiridos mostram algum desinteresse quanto a investimentos em produtos financeiros, sendo que 54% indica que não pretende fazê-lo.
Por outro lado, 18,8% tenciona iniciar hábitos de leitura no novo ano, enquanto 70,6% pretende continuar esse hábito. Quanto ao exercício físico, 49,1% dos inquiridos quer iniciar esta prática e 47,1% indica que vai procurar manter. Já 40,9% dos inquiridos refere que pretende cuidar da mente, através, por exemplo, de meditação.