Há uma nova marca portuguesa de cogumelos funcionais. Chama-se Verychaga
Inês Bleck fundou a VeryChaga, uma nova marca portuguesa de cogumelos funcionais. “Curar a partir de dentro” é a premissa, procurando na natureza novas opção de bem-estar. Os cogumelos funcionais não são os cogumelos típicos que se encontram no supermercado, mas sim uma classe única de fungos com extraordinários benefícios para o bem-estar.
O Chaga, o Reishi e o Lion’s Mane são produzidos no Norte da Europa. Sendo que, o Chaga é colhido da bétula diretamente da maior floresta de bétulas da Europa, no Ártico Norte, e ajuda à regeneração celular e envelhecimento precoce, tem poderosos antioxidantes e ainda reduz o açúcar no sangue. É óptimo para desintoxicar e equilibrar um estilo de vida agitado.
O Lion’s Mane e Reishi são cultivados no melhor substrato orgânico proveniente da mesma floresta. O primeiro «promove a proteção neurológica e estimula o crescimento de novas células nervosas estimulando uma função que se chama Nerve Growth Factor (NGF), que permite uma maior capacidade de concentração, melhor memória e agilidade mental. Por outro lado, o Reishi ajuda a reduzir o cortisol (hormona do stress), regula desequilíbrios hormonais e sobretudo ajuda a dormir mais profundamente, não sendo sedativo,» explica a fundadora.
Em entrevista à Marketeer, Inês Bleck, fala do nascimento e do conceito desta marca inédita em Portugal.
Qual é o conceito da VeryChaga?
Trata-se de uma marca de suplementos alimentares que se distingue por se basear, não só no princípio activo que aporta com os seus produtos, mas no reconhecimento do poder curativo que existe quando nos conectamos connosco próprios.
A VeryChaga distingue-se por tentar aprofundar as causas de um mal-estar que nem sempre é físico. O nosso foco está em reconhecer a importância do processo de auto-reconhecimento, sem promessas vazias de transformações mágicas pela toma dum suplemento. É importante não tratar apenas sintomas, mas também da causa dos mesmos. Esta abordagem aproveita o poder dos cogumelos para abordar a função celular (núcleo) e a capacidade dos indivíduos de gerar mudança energética Interna (núcleo). Oferecemos suplementos de cogumelos premium, mas também uma voz e ferramentas para aqueles que procuram ouvir o seu corpo, através de meditações de subliminal recordings com música binaural que oferecemos com a compra de cada extracto.
O que diferencia os produtos da marca de outros do mercado?
A diferenciação dos nossos produtos é a qualidade dos mesmos e a garantia de segurança sobre proveniência dos extractos. Apostamos num extracto muito puro e fiável, pois ainda há espaço para tomar ‘apenas cogumelos’ sem que a fórmula tenha de conter ingredientes adicionais. A indústria da suplementação e nomeadamente o segmento dos cogumelos funcionais, ainda está bastante desregulada. Qualquer produto pode ser comercializado sem grande controlo, pois a oferta/procura na área da suplementação estão a crescer muito rapidamente.
Que produtos oferecem e que benefícios podem trazer?
Os cogumelos funcionais são adaptogénicos, significa que ajudam o nosso corpo a reagir de forma mais equilibrada aos desafios externos ou ‘stressors’ que é o que nos faz produzir mais ou menos cortisol, adrenalina e etc. Isto faz com que sintamos um maior equilíbrio interno de todas as funções básicas do nosso corpo. A consolidação dos benefícios dá-se a partir dos 20/30 dias de toma diária e consistente.
Como é que a marca se posiciona no mercado?
Uma marca holística, com produtos de grande qualidade, para um nicho de consumidores comprometidos com o seu bem-estar de forma empoderada e informada.
De que forma a marca pretende comunicar os seus valores e a sua mensagem aos consumidores?
Através da promoção de conteúdo que seja relevante para o consumidor alvo, ou seja, que eduque sobre os cogumelos, o que são, o que fazem, como tomar, que seja inspirador, onde a mensagem principal é a de ‘Heal from the Core’.
Falamos em inglês porque somos uma marca global, que vende para toda a Europa, mas com foco principal em colaborações no mercado português e espanhol. A própria imagem da marca – o logo é torto e a tipografia desalinhada – pretende passar a mensagem de ‘Heal from the Core’. Vai até ao teu interior, ‘look and aknowledge your inner wounds’ onde o perfeito não existe.
De que forma garantem a qualidade e sustentabilidade dos vossos produtos?
Dedicando grande atenção à qualidade dos extractos, através de uma criteriosa escolha de fornecedores que procedem ao rastreamento e certificação do extracto. O Chaga, o Reishi e o Lion’s Mane são produzidos no norte da Europa, onde o Chaga é colhido da bétula directamente da maior floresta de bétulas da Europa no Ártico Norte e o Lion’s Mane e Reishi cultivados no melhor substrato orgânico proveniente da mesma floresta no Ártico Norte. Utilizamos apenas os corpos frutíferos de três cogumelos. Garantimos que são realizados todos os controles de qualidade e certificação FSSC.
Como descreve o processo e desenvolvimento do vosso produto?
Produzir extractos de cogumelos de alta qualidade não é tão simples como parece. Começar por seleccionar as estirpes certas e fazê-las crescer no substrato nas melhores condições (distintas para cada estirpe), requer experiência, conhecimento e cuidado. Na VeryChaga produzimos os nossos extractos de cogumelos numa instalação certificada GMP – FSSC 22000, o que significa que aderimos a normas e procedimentos rigorosos de controlo de qualidade para garantir a segurança, pureza e consistência dos nossos extractos de cogumelos.
De que forma a ciência moderna contribui para o desenvolvimento e eficácia dos vossos produtos?
Sobretudo a forma como se podem extrair os biocomponentes das quitinas, das paredes dos cogumelos, de modo a capturá-los intactos e na maior quantidade possível. Igualmente, a produção de soluções líquidas de alta concentração, idealmente sem álcool. Na realização e publicação de estudos clínicos, por forma a serem mais representativos e feitos em humanos, onde se pode compreender a extensão e interação destes fungos com outros medicamentos, patologias etc.
Quais são os maiores desafios que, até agora, a marca enfrentou?
Distinguir a qualidade da Verychaga perante tantas marcas que estão a aparecer e que trazem cogumelos da Ásia, não certificados e que devido à falta de controlo de qualidade podem não oferecer as propriedades que afirmam.
Como olham para o futuro do mercado de bem-estar e qual é a visão da Very Chaga dentro desse contexto?
O futuro vemo-lo de forma muito risonha pois a vontade das pessoas investirem no seu bem-estar, no seu desenvolvimento pessoal, em biohacking através de soluções naturais que integrem evidência científica é grande e em crescendo. Os cogumelos entregam tudo nesse sentido, são multifacetados, multissistema (impactam vários sistemas internos do nosso corpo), sinérgicos entre si e com outros nutrientes, seguros, naturais e potentes.