Inditex reforça Zara Man com 90 lojas em 34 países e novas aberturas até 2025

A Inditex começa a lançar com alguma intensidade uma das suas últimas propostas comerciais, a Zara Man, a versão exclusivamente masculina da sua marca principal, que acaba de abrir uma loja em Madrid.

De acordo com o CEO do grupo têxtil, Óscar García Maceiras, a previsão é terminar o presente exercício com um total de 90 pontos de venda Zara Man, um número que já foi alcançado e que se reparte pelos 34 mercados em que o grupo opera.

É a primeira vez que o grupo apresenta dados concretos e previsões de abertura para este novo conceito, que este ano anuncia aberturas no Paseo de Gracia, em Barcelona, na emblemática avenida Vittorio Emanuele, em Milão, e a já referida loja em Madrid.

“O crescimento do grupo não depende de iniciativas ou mercados específicos. Vemos oportunidades de crescimento em todos os segmentos e geografias”, disse o presidente executivo do grupo aos analistas, acrescentando que ‘mantemos um foco importante na melhoria da experiência do cliente, consistente com o nosso programa de otimização das lojas’.

É neste contexto que a empresa enquadra o crescimento da Zara Man: “A aposta na melhoria da experiência do cliente é o resultado de um processo contínuo de melhoria das lojas, com importantes componentes arquitectónicas e espaços interiores muito bem conservados”, definiu García Maceiras.

É o caso da loja de Hermosilla, a loja principal do formato masculino da Zara em Madrid, com uma área comercial de 700 metros quadrados distribuídos por dois pisos. Um tamanho que está longe do que a Inditex costuma gerir para os formatos completos da Zara, mas que é significativo para uma proposta de moda única. Para além disso, o espaço inclui um conceito de cafetaria desenvolvido pela Inditex, a que chamou Zacaffè, que está em linha com a aposta na melhoria da experiência na loja física. “É um exemplo do nosso programa de otimização em curso”, concluiu García Maceiras.

A empresa explicou que planeia abrir novas lojas Zara Man em Zurique (Suíça) e também em Roma. Paralelamente, o grupo está a iniciar a implementação de outro dos seus mais recentes conceitos, El Apartamento.

Trata-se de um espaço que reúne os produtos de maior valor da Zara e da Zara Home e que, tal como a Zara Man de Serrano, poderá incluir também uma cafetaria.

A Inditex lançou este formato em setembro de 2023, na sua loja da rua Compostela, na Corunha. Em maio deste ano, acrescentou um em Paris, e fá-lo-á em Madrid em 2025, na loja Zara da Calle Serrano, no piso onde anteriormente se encontrava a proposta de moda masculina, que foi transferida para a loja Hermosilla, situada nas proximidades.

Artigos relacionados