Inditex começa a cobrar pelos sacos mas doa valor a projectos ambientais

1 de Julho é a data anunciada pelo Governo português para o início do caminho que ditará o fim do plástico descartável. A nova lei estabelece, por exemplo, que não podem ser disponibilizados gratuitamente sacos nas caixas dos estabelecimentos comerciais e que os clientes podem usar os seus próprios recipientes nos serviços de take-away dos supermercados, entre outros.

O jornal Público avança, no entanto, que a versão final do documento – que transpõe para a legislação nacional a directiva europeia sobre o plástico de uso único – ainda não foi publicada em Diário da República, o que significa que os prazos traçados poderão sofrer atrasos.

Ainda assim, o Grupo Inditex irá implementar a partir de amanhã uma nova medida nas suas lojas em linha com esta mudança. Todas as suas marcas em Portugal, incluindo Zara, Pull & Bear, Bershka, Stradivarius, Oysho, Massimo Dutti e Uterque, vão passar a cobrar pelos sacos entregues aos clientes.

O dinheiro angariado com esta alteração será doado a projectos de responsabilidade ambiental, para que os consumidores possam contribuir para a protecção do Planeta quando fazem as suas compras.

Artigos relacionados