Inditex anuncia lucros recorde em 2012

zara-redimensionadaO grupo espanhol Inditex, dono da Zara, registou um resultado líquido consolidado de 2,36 mil milhões de euros em 2012, o que traduz um crescimento de 22% em relação ao exercício do ano anterior.

No ano passado, as vendas do grupo liderado por Amancio Ortega cresceram 16%, para 15,95 mil milhões de euros. Numa base like-for-like, ou seja, tendo em conta o mesmo número de lojas já abertas em 2011, o aumento foi de 6%, anunciou hoje o grupo em comunicado.

Os resultados do grupo foram sobretudo dinamizados pelas regiões Ásia e América, que contribuíram para 20 e 14% das vendas globais, respectivamente, o que representa um aumento de dois pontos percentuais, em ambas as regiões. A Europa (excluindo Espanha) foi a região que teve um maior peso na facturação da Inditex (45%), sendo que o mercado doméstico, o espanhol, caiu quatro pontos percentuais, para 21% das vendas totais.

No período em análise, o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) consolidado da Inditex totalizou 3,91 mil milhões de euros, mais 20% em relação ao ano fiscal anterior. O investimento do grupo superou 1,4 mil milhões de euros, canalizados para a “renovação e melhoramento de lojas, lançamento de novos projectos na divisão logística e modernização dos oito centros de distribuição operacionais, todos localizados em Espanha”, adianta a Inditex.

Em 2012, o grupo inaugurou 482 lojas em 64 mercados, com destaque para a Arménia, Bósnia Herzegovina, Equador, Geórgia e antiga República Jugoslava da Macedónia, que receberam pela primeira vez uma loja do grupo, que terminou o ano com uma rede de 6009 lojas. Já a loja online continuou o seu movimento de expansão, estando agora disponível em 23 mercados.

Para além disso, o grupo criou 10.802 novos postos de trabalho em todas as regiões onde actua, tendo chegado ao final do ano com uma força laboral de 120.314 colaboradores.

Artigos relacionados