Índia bane TiKTok e outras apps chinesas

O governo indiano proibiu a utilização de aplicações móveis chinesas como TikTok ou WeChat. Considera que estão “envolvidas em actividades que são prejudiciais para a soberania e integridade da Índia”, bem como para a sua defesa e segurança. Em comunicado, o Ministério da Informação e Tecnologia indica que são 59 as apps banidas a partir de agora, incluindo também Baidu Map, Clash of Kings, Mi Community ou Weibo.

Segundo o mesmo ministério, a Índia tem emergido ao longo dos últimos anos enquanto líder no campo da inovação, mas, em simultâneo, crescem as preocupações com a segurança e privacidade dos dados dos 1,3 mil milhões de indianos.

“Notou-se recentemente que essas preocupações também representam uma ameaça para a soberania e segurança do nosso país”, indica o mesmo organismo, acrescentando que tem recebido muitas queixas, incluindo relatos de utilização indevida de algumas aplicações disponíveis para Android e iOS. Diz o ministério que estas apps roubam e partilham informações dos utilizadores sem autorização com servidores fora da Índia.

“Esta decisão irá salvaguardar os interesses dos milhões de utilizadores indianos de dispositivos móveis e internet”, refere ainda o Ministério da Informação e Tecnologia.

Esta poderá ser uma decisão particularmente dura para o TikTok que encontra no mercado indiano 30% dos seus dois mil milhões de downloads em Abril (dados da SensorTower). Nikhil Gandhi, head of TikTok na Índia, já emitiu um comunicado a dar conta da proibição da aplicação, garantindo que irão colaborar com o governo indiano.

O responsável adianta que foram convidados para reunir com membros do governo no sentido de dar resposta às preocupações demonstradas relativamente à segurança dos dados. «O TikTok continua a respeitar todos os requisitos de privacidade e segurança da lei indiana e não partilhou nenhuma informação dos seus utilizadores na Índia com qualquer governo estrangeiro, incluindo o chinês», esclarece Nikhil Ghandi.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...