Incorporar a Sustentabilidade no percurso de cada empresa rumo ao nosso futuro comum

Green_Fest_2014_Pedro_Norton_Matos_2_rsTexto de Pedro Norton de Matos, mentor do GreenFest

A sustentabilidade tem ganho um crescente protagonismo na estratégia das empresas, independentemente da sua dimensão ou setor de atividade. O poder dos consumidores informados tem um papel fundamental na incorporação de mudanças por parte das empresas e o próprio futuro das populações e do planeta assim o exigem. Assegurar a sustentabilidade nas suas três vertentes – ambiental, social e económica – dever ser uma prioridade de todos e para todos. E porque a sustentabilidade envolve ações cuja execução e impacto não têm reflexos a curto prazo, há uma necessidade cada vez maior de pensar neste tema de uma forma global e inclusiva.

O Greenfest surge assim como uma plataforma de partilha de ideias que pretende dar palco às boas práticas vindas de toda a parte e de todos os setores. Neste evento em que juntamos cidadãos, organizações, empresas e autarquias, os temas da sustentabilidade ganham destaque e, de uma forma simples, é possível aprender, interagir e espalhar a mensagem do desenvolvimento sustentável junto dos mais diversos tipos de público. É verdadeiramente um evento pensado para toda a família, do bisneto ao bisavô! Assim, e para a sétima edição, escolhemos a “educação para a sustentabilidade” como o tema principal do Greenfest. No fundo, é um tema que funcionará como ponto de partida para as centenas de iniciativas que iremos acolher durante os 4 dias de evento.

Na 7.ª edição do Greenfest, e à semelhança do que tem sido feito nas edições anteriores, temos um vasto leque de atividades que se inserem em oito eco-tendências: Art & Culture, Care & Longevity, Cross Generations, Design & Architecture, Eco-Fashion, Home & Cooking, Leisure & Pleasure, Talking & Sharing Knowledge.

Eco-tendências: aprender e viver a sustentabilidade em todas as áreas

O que se pretende com as eco-tendências apresentadas no GreenFest? Mobilizar, Inspirar e contribuir de forma inclusiva para a multiplicação de iniciativas positivas pela sociedade civil e empresas. O GreenFest, enquanto plataforma de partilha de ideias, pretende dar a conhecer iniciativas sustentáveis em oito diferentes áreas que abrangem e afectam o nosso dia-a-dia.

Com a eco-tendência Art & Culture, acreditamos que a valorização da arte e cultura sustentáveis merecem conquistar terreno junto do público. Para este efeito, contamos com uma zona de exposição de obras de arte, espetáculos musicais, teatro e dança.

Também a promoção da saúde tem assumido um crescente protagonismo e relevância nas sociedades modernas, dada a redução da taxa de natalidade e o aumento médio da esperança de vida. Assim, a tendência de Care & Longevity integra uma espaço de wellness, massagens, yoga, rastreios gratuitos, e aconselhamento em diversas áreas da saúde.

Um outro aspecto de grande relevância prende-se com a necessidade de criar espaços em que diversas gerações possam interagir, razão pela qual estabelecemos a ecotendência cross-generation dentro da qual dinamizamos debates e oficinas que promovem a partilha de histórias e conhecimentos entre gerações.

O design e arquitectura são áreas fundamentais no desenvolvimento de um futuro mais sustentável, pelo que são também uma das tendências principais que têm vindo a ser desenvolvidas, através de palestras, de um espaço de decoração e reutilização de materiais, para além da continuidade da parceria com o IADE existente em anos anteriores.

Também a moda é importante pela gestão dos seus impactos e pelo exemplo forte que constitui junto das gerações actuais, desta feita no âmbito da eco-fashion irão decorrer desfiles de moda, inovadores e originais, bem como workshops de maquilhagem, entre outras actividades.

A alimentação e a correcta utilização dos recursos para a sua produção é um factor crítico para assegurar a sustentabilidade dos ecossistemas e também a saúde, pelo que no decurso do Greenfest, e no âmbito da ecotendência Home & Cooking são realizadas demonstrações de prestigiados chefs, com ateliers para crianças que demonstram como aliar os sabores à saúde.

Uma outra tendência de grande impacto prende-se com a crescente disponibilidade de tempo que as pessoas têm e que levou ao crescimento do turismo, mas também de indústrias culturais e criativas, no âmbito de Leisure & pleasure para além de trazermos estes temas a público, existem actividades como gincanas, peddypaper para famílias e atividades desportivas.

Por último, a ecotendência de talking & sharing knowledge irá permitir criar um espaço de troca de experiências e conhecimentos, nomeadamente através da presença de vários especialistas em ações de formação e sessões de informação acerca de temas tão diversos como empreendedorismo, educação, turismo sustentável, entre outros.

A sustentabilidade e o GreenFest

A sustentabilidade é um tema global, inclusivo e indispensável para o desenvolvimento das sociedades e das economias, para além da sua relevância quando pensamos no futuro do planeta. As três dimensões da sustentabilidade – ambiental, económica e social – permitem abranger todas as organizações, indivíduos e países, não se limitando geograficamente nem socialmente. E a sua crescente relevância nas sociedades é reflexo da importância que lhe é actualmente atribuída. Essa mudança de paradigma encerra em si oportunidades e desafios, e no espaço empresarial assistem-se a mudanças fundamentais nesta área. Desde políticas que levam fornecedores a adoptar práticas sustentáveis e socialmente responsáveis, passando pelo crescente envolvimento social das empresas, até às políticas activas de reciclagem de materiais e de minimização de impactos ambientais. Tendências como o fair trade, os produtos biológicos, fibras orgânicas, a economia da partilha versus uma economia de posse, afirmaram-se como importantes espaços de inovação empresarial a que empresas e empresários de sucesso deverão estar necessariamente atentos.

O Greenfest pretende trazer todos estes temas e muitos mais nesta e em futuras edições, que alertem, eduquem e ajudem a criar um futuro melhor para todos, assumindo o seu papel como plataforma de partilha de ideias e conhecimentos. Porque o amanhã se define hoje.

 

Artigos relacionados