Impressão 3D de comida e tradução imediata: como serão as viagens daqui a 50 anos?

Como serão as viagens daqui a 50 anos? É a esta pergunta que um novo relatório da EasyJet responde ao prever como as pessoas vão poder viajar e aproveitar as férias no futuro. As conclusões prevêem inovações nos aeroportos, nas viagens aéreas, no alojamento e nas experiências em viagem.

“EasyJet 2070: Relatório sobre o Futuro das Viagens” é da autoria de um grupo de futuristas e académicos.

O percurso até ao aeroporto e a experiência aérea podem ser revolucionados por avanços tecnológicos:

  • Passaportes de batimentos cardíacos e biométricos podem substituir o passaporte tradicional, aumentando a segurança do aeroporto. Tal como as impressões digitais e a íris, a assinatura cardíaca de cada pessoa é única.
  • Os assentos de avião sensoriais ergonómicos e biomiméticos podem tornar-se comuns não apenas em voos sofisticados de primeira classe. Utilizando materiais inteligentes que se adaptam à forma, altura, peso e temperatura do corpo dos passageiros, os assentos sensoriais ergonómicos e biomiméticos podem proporcionar uma melhor experiência de voo, personalizada e confortável.
  • O entretenimento a bordo pode ser transmitido directamente aos olhos do passageiro, através de dispositivos optoelectrónicos, deixando de ser necessário ecrãs a bordo ou descarregar filmes antes do voo.
  • Os táxis aéreos e-VTOL podem acabar com o transporte tradicional até ao aeroporto, com 85% dos passageiros a utilizar os e-VTOLs para irem das suas casas até ao terminal, numa viagem mais rápida e conveniente do que nunca.

Com os avanços tecnológicos, pode assistir-se a avanços significativos na experiência de acomodação:

  • Impressão 3D de comida de buffet no hotel, permitindo que os turistas imprimam em 3D o que querem comer ao pequeno-almoço, almoço e jantar, reduzindo o desperdício de alimentos.
  • Hotéis subterrâneos, construídos no tecido terrestre, supereficientes em termos energéticos e em harmonia com o meio ambiente.
  • Quartos de hotel inteligentes, com camas pré-fabricadas com a firmeza desejada, temperatura ambiente e reprodução da música favorita do hóspede.
  • Roupas de férias recicláveis em impressão 3D na chegada ao hotel, eliminando a necessidade de levar malas e roupas de férias rápidas, uma vez que os viajantes podem imprimir as roupas necessárias nos seus quartos de hotel, ajustadas perfeitamente ao seu corpo e estilo, e ainda reciclar os materiais para o próximo hóspede desfrutar.

Inovações nas experiências e actividades no destino oferecidas aos viajantes:

  • Os turistas vão poder ter experiências de viagens no tempo, usando trajes hápticos em locais históricos que lhes permitem mergulhar em ambientes vivos do passado. Por exemplo, os viajantes podem maravilhar-se com o mundo antigo indo ao Colosso de Rodes durante um passeio na cidade de Rodes, ou torcendo entre as multidões dos Jogos Olímpicos originais na Grécia Antiga.
  • Através de pré-visualizações de férias biónicas e meta, as pessoas vão poder experimentar locais antes de reservarem as suas férias.
  • Os viajantes podem vir a desfrutar de “sea-faris” subaquáticos, aventuras aquáticas a bordo de submarinos nas profundezas do mar, para descobrir a vida marinha em parques marinhos subaquáticos.
  • Introdução de aparelhos auditivos no idioma local, permitindo que as pessoas falem o idioma local e estabeleçam relações ainda mais profundas com os habitantes locais em todo o mundo.
  • E-foilling, sky por cabo e flyboarding podem passar a ser actividades comuns para aluguer nas praias, elevando os desportos aquáticos a outro nível.

Artigos relacionados