Imitações e tweets falsos levam à suspensão de contas verificadas no Twitter

A chegada de Elon Musk à liderança do Twitter tem sido marcada pela controvérsia. Dos despedimentos em massa à ameaça de suspensão de contas que se fizessem passar ou gozassem com o criador da Tesla, o mais recente capítulo desta história passa pela suspensão do novo serviço de subscrição do ícone azul que demonstra como uma conta é verificada.

Se antes era necessário dar provas de que a conta se tratava realmente de uma pessoa/entidade fidedigna, com as mudanças de Elon Musk passou a bastar comprar a subscrição para que o símbolo aparecesse ao lado do nome de utilizador na rede social. Contudo, e embora o objectivo do novo CEO fosse dar a possibilidade a todos de terem uma conta verificada (pelo menos, aqueles que conseguissem pagar a subscrição mensal), há um factor que parece não ter sido tido em conta: os chamados “trolls”.

Assim, rapidamente começaram a surgir no Twitter inúmeras contas verificadas que não se tratavam realmente daqueles pessoas, páginas, marcas e entidades. O próprio Elon Musk foi alvo do “feitiço” que lançou e a Tesla também não se escapou. Depois de lançado o pânico na rede social com a publicação de tweets falsos, a nova opção do ícone foi então retirada. Pepsi, Nestlé, McDonald’s e Nintendo foram algumas das insígnias alvo de imitação.

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