!["Imagine" é o novo gerador de avatares personalizados do WhatsApp](https://marketeer.sapo.pt/wp-content/uploads/2024/07/download-3.jpg)
WhatsApp testa avatares gerados por IA: saiba como vai funcionar
O Whatsapp está a desenvolver um novo recurso de IA generativa que permite aos utilizadores criar um avatar personalizado de si próprios, para usarem em qualquer ambiente imaginário. Esta nova funcionalidade – que já pode ser experimentada no novo WhatsApp Beta, para Android 2.24.14.7, por WABetaInfo – usará uma combinação de imagens fornecidas pelo utilizador, prompts de texto e o modelo AI Llama, da Meta, para gerar as imagens.
Uma captura de ecrã partilhada pela WABetaInfo diz que os utilizadores podem imaginar-se “em qualquer cenário, desde a floresta ao espaço exterior”. Os exemplos parecem bastante típicos dos habitualmente produzidos por geradores de IA, especialmente no caso dos aplicativos como Lensa AI ou o recurso de selfie “Dreams”, do Snapchat.
Para criar o avatar personalizado, os utilizadores terão de “tirar fotografias suas uma vez”. Essas fotos irão depois ser utilizadas para treinar a Meta AI para criar imagens à semelhança do usuário em qualquer cenário. Os utilizadores do WhatsApp poderão então gerar os seus avatares escrevendo “Imagine-me” seguida de uma descrição do cenário no “chat” do Meta AI, ou noutras conversas da rede escrevendo “@Meta AI imagine-me…”
A funcionalidade será opcional e exigirá que os utilizadores confirmem a permissão, nas configurações, para que possa ser usado. O WABetaInfo sublinha que as imagens de referência podem ser excluídas a qualquer momento através das configurações do Meta AI.
Não há indicação de quando o novo recurso Imagine AI selfie estará disponível para todos, até porque o WhatsApp ainda está a desenvolver o suporte para o seu chatbot Meta AI, juntamente com a geração de imagens AI em tempo real para utilizadores nos EUA. Assim, poderá demorar algum tempo até que a nova funcionalidade de avatar AI seja lançada.
Tendo em conta os problemas verificados com as anteriores ferramentas de IA generativa, agora a Meta tem vindo a adotar uma abordagem mais cautelosa no que diz respeito aos novos produtos/funcionalidades.