Ilha paradisíaca da MSC Cruzeiros ganha estatuto de “Hope Spot”
A Ocean Cay MSC Marine Reserve, uma ilha nas Bahamas exclusiva para clientes da MSC Cruzeiros, foi reconhecida como “Hope Spot” pela Mission Blue, organização sem fins lucrativos fundada pela oceanógrafa Sylvia Earle para promover a protecção dos ecossistemas marinhos.
Com esta distinção, a Ocean Cay junta-se à rede global de 154 “Hope Spots” da Mission Blue, isto é, locais reconhecidos como críticos para a saúde dos oceanos com o objectivo final de alcançar o estatuto de Áreas Marinhas Protegidas. As nomeações são avaliadas pelo Hope Spot Council, composto por cientistas marinhos.
Além disso, Pierfrancesco Vago, membro do conselho de administração da MSC Foundation e presidente da Comissão Executiva da MSC Cruzeiros foi nomeado “Hope Spot Champion” pela Mission Blue. «Ser designado como “Hope Spot” é um importante reconhecimento para a Ocean Cay MSC Marine Reserve e ajuda a focar a atenção em como todos nós temos um importante dever como cuidadores do nosso Planeta Azul», salienta o responsável.
Quando a MSC Cruzeiros assumiu a responsabilidade pela Ocean Cay, em 2015, a ilha tinha sofrido décadas de actividades industriais, incluindo a extracção de areia aragonítica. “A companhia embarcou numa ambiciosa iniciativa de restauração, colaborando com o Governo das Bahamas, universidades de renome, cientistas marinhos e conservacionistas para restaurar os ecossistemas da ilha”, recorda a MSC Cruzeiros.
Desde então, este projecto de recuperação já alcançou “progressos significativos”: quase 5000 árvores e 75 mil plantas, flores e arbustos indígenas foram plantadas na ilha, revitalizando o ambiente terrestre. “Entretanto, a saúde das águas circundantes é demonstrada pela agora florescente vida marinha, que inclui a presença de tartarugas marinhas”, frisa a empresa.