ILGA vai para a rua pedir mais amor, inclusão e protecção
Já estão na rua os mupis que celebram os 25 anos da ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Bissexual, Trans e Intersexo. A associação dedicada ao activismo LGBTI desenvolveu uma campanha de comunicação para assinalar o trabalho levado a cabo desde 1996, tendo colocado o foco em três conceitos: movimento, acção e colectivo.
Com uma tipografia baseada no traço a tinta, que a ILGA descreve como activista e interventivo, a campanha é também um apelo à luta e à defesa de direitos, evidente através da escolha dos verbos “agir”, “celebrar”, “incluir”, “manifestar”, “proteger” e “amar”.
«A acção em prol dos direitos das pessoas LGBTI e das suas famílias está na génese da formação da ILGA Portugal. Ao espalharmos estas palavras de ordem pela cidade estamos não só a homenagear todas as pessoas que participaram na construção da associação ao longo destes 25 anos, mas também a convidar quem passa a trilhar connosco este caminho do activismo: passo a passo, causa a causa», explica Pedro Carreira, membro da direcção da ILGA Portugal.
A campanha poderá ser vista nas ruas de Lisboa até amanhã, dia 11, fruto de uma parceria com a Câmara Municipal que disponibilizou 16 estruturas espalhadas pela cidade. A ILGA conta também com o apoio da equipa de comunicação de design ana ana.
O objectivo da associação é alargar, depois, a campanha a outros municípios portugueses, uma vez que a celebração dos 25 anos será prolongada até ao final de 2021.