Ikea quer reduzir desperdício alimentar para metade

Com o objectivo de reduzir o desperdício alimentar, a Ikea vai implementar a iniciativa “Food is Precious” em todas as suas lojas. Trata-se de uma solução que avalia o desperdício orgânico e as suas causas, a fim de evitar a perda de alimentos.

Com esta solução inteligente, composta por um ecrã táctil conectado a uma balança de chão, sobre a qual se coloca um caixote, os restaurantes, lojas suecas e bistrôs Ikea conseguem medir e registar o desperdício de alimentos. Os dados recolhidos permitem identificar formas de melhorar as operações e prevenir que os bens acabem no lixo. «É muito encorajador ver os primeiros resultados do Food is Precious! Graças ao envolvimento dos colaboradores e à solução de medição, vemos uma redução de desperdício alimentar de até 30%, somente após alguns meses. Estou a seguir este projecto de perto e espero que consigamos incentivar outras empresas a encarar os alimentos como um recurso precioso», afirma Michael La Cour, director global de Ikea Food Services.

O projecto arrancou em Dezembro de 2016 e, em Portugal, vai começar a ser implementado até ao final do ano 2017. «Estamos muito entusiasmados com o Food is Precious. Numa área em que tratamos bens perecíveis e em que os nossos padrões de segurança são muito exigentes, o desperdício de alimentos é, de facto, um problema. Com este sistema, vamos conseguir identificar alternativas para melhorar as nossas operações. Este é mais um exemplo de como a sustentabilidade e utilização responsável dos recursos tem um impacto positivo para as pessoas, para o planeta e para o nosso negócio», sublinha Nuno Ceitil, Ikea Food manager para Portugal.

Esta solução, implementada em mais de 20% das lojas Ikea, já permitiu salvar 176 mil refeições, em aproximadamente seis meses. Tal traduz-se numa redução de 79 toneladas de desperdício alimentar (peso de desperdício calculado consoante um número de pratos de 10 unidades de almôndegas, com um peso de 450 gramas), tendo sido evitada a emissão de 341 toneladas de CO2 . Com esta medida, a Ikea espera reduzir o desperdício alimentar nas suas lojas em 50%, até 2020.

Artigos relacionados