IKEA quer ajudar jovens a encontrar casa
Não é só em Portugal que os jovens se debatem com a dificuldade de encontrar habitação acessível. Em Espanha, a situação está igualmente complicada, especialmente para a faixa etária dos 18 aos 30 anos. Como tal, e no âmbito do Madrid Design Festival, a IKEA lança uma iniciativa que pretende desafiar os jovens a sugerirem ideias inovadoras que contribuam para melhorar o acesso à habitação no país.
Os cinco participantes que enviem as ideias mais disruptivas vão receber 12 mil euros para pagar o arrendamento durante um ano e terão a oportunidade de assistir a jornadas de design thinking sobre esta temática no contexto do festival.
«Os jovens espanhóis ganham independência por volta dos 30 anos, de acordo com um estudo da Eurostat. Esta emancipação tardia deve-se, em grande parte, à dificuldade de encontrarem casa», diz, citada pela Marketing News, Almudena Cano, directora de design de interiores da IKEA Espanha. «Neste contexto, e guiados pela nossa visão de criar um melhor dia-a-dia para a maioria das pessoas, queremos encontrar novas fórmulas e propostas que contribuam para melhorar esta situação pela mão dos próprios jovens, estudantes e profissionais de design.»