Ikea quer expandir mercado de mobiliário em segunda mão por toda a Europa
A Ikea está a planear expandir o seu mercado peer-to-peer de mobiliário em segunda mão por toda a Europa, após ter realizado testes bem-sucedidos em Madrid e Oslo, numa aposta da gigante sueca do mobiliário para competir com plataformas como o eBay ou o Depop.
De acordo declarações de Jesper Brodin, diretor executivo da Ingka Group (grupo que opera as lojas Ikea em 31 países) ao Financial Times (FT), os novos testes foram alargados a toda a Espanha e Noruega e irão decorrer até agosto porque, até agora, “funciona” e as “pessoas gostam”.
“Decidimos expandi-lo de Madrid por toda a Espanha e de Oslo para toda a Noruega. Dentro de alguns anos, queremos ampliá-lo para todos os mercados da Europa”, indicou ao FT.
No caso de Portugal, a Ikea indicou à Marketeer que o serviço de 2.ª mão (IKEA Preowned) chegará a Portugal ainda durante este ano fiscal (até agosto), mas quando chegar tratar-se-á de um serviço fixo e permanente.
O Preowned será um serviço digital que se distingue do serviço de economia circular que já existe no Ikea em Portugal, o 2.ª vida. Na sua essência, este será um mercado digital de 2.ª mão que permitirá aos clientes comprar e vender móveis IKEA usados a preços ainda mais baixos.
Refira-se que o interesse na economia de segunda mão está a crescer rapidamente, com plataformas especializadas como a Vinted e Depop a competir com algumas das maiores marcas de retalho do mundo, como a Shein, Zara, H&M e Lego, para oferecer aos consumidores opções para comprar e vender produtos usados.
De acordo com um estudo do World Advertising Research Center (WARC), está a crescer o movimento “no-buy” à medida que os consumidores manifestam cansaço face ao excesso de consumo e passam a reduzir significativamente as suas compras. Este comportamento aparenta não ser apenas passageiro e, com ele, verifica-se também um aumento na procura por produtos em segunda mão, como roupa, móveis e livros.
Os projetos-piloto da Ikea em Madrid e Oslo atraíram cerca de 200 mil visitantes ao site do Ikea Preowned, com alguns milhares a interagir ativamente com a plataforma, segundo Brodin.
A Ikea oferece aos vendedores medidas, fotografias, manuais, um preço recomendado e acesso a peças que tenham sobrado ao selecionar os seus móveis. Além disso, os vendedores podem optar por serem pagos em vales de loja, cujo valor é 15% superior ao preço de venda.
Brodin reconheceu que o serviço Preowned não tem, para já, um impacto significativo nos resultados financeiros da Ikea, mas disse estar “positivamente surpreendido” pelo elevado interesse
“O envolvimento dos clientes é suficientemente forte. Às vezes, temos de seguir o instinto. Este é um mercado e um movimento da sociedade, e se ficássemos de fora, não poderíamos fazer parte dele”, argumentou.
O Ikea Preowned é um mercado peer-to-peer, o que significa que a Ikea não está envolvida no envio dos produtos nem nas transações. No entanto, Brodin sublinhou que o maior desafio agora será a escalabilidade: “Esse é o próximo grande desafio.”