IKEA junta-se a 5 designers para criar arte “em que é favor tocar”
“É favor tocar nas obras de arte.” É este o mote da nova colecção da IKEA, fruto da colaboração com cinco designers internacionais no âmbito da nova edição do IKEA Art Event. Trata-se de um projecto de co-criação que visa explorar os limites que separam (ou não) a arte e a função dos objectos.
A nova colecção conta com 10 peças de decoração que prometem desafiar a perspectiva dos objectos do dia-a-dia. Disponível a partir do próximo mês de Abril, a colecção conta com o contributo de Daniel Arsham (Nova Iorque), Gelchop (Tóquio), Humans Since 1982 (Estocolmo), Sabine Marcelis (Roterdão) e Stefan Marx (Berlim).
Um candeeiro LED de mesa em forma de chave Allen ou um relógio que retratar a arquitectura em movimento são alguns dos objectos que compõem esta colecção especial.
«Optámos por colaborar com diferentes artistas de todo o mundo para reflectir a diversidade que resulta da união da arte e do design. Sinto-me inspirado quando vejo esta colecção porque cada produto tem uma história muito forte», comenta Henrik Most, líder Criativo do IKEA Art Event.
Segundo o responsável, os designers desafiados pegaram em objectos facilmente reconhecíveis e adicionaram o seu cunho artístico. Desta forma, mudam a forma como as peças são vistas pelo público – seja uma lanterna, um relógio, uma manta ou uma jarra, por exemplo.
«Cada uma destas peças tem uma visão própria, transformando o comum em extraordinário», sublinha Henrik Most, em comunicado.