Ikea, Google e Nestlé têm mais significado para os consumidores

ikeaIkea, Google, Nestlé, Danone, Leroy Merlin, Samsung, Microsoft, Sony, Unilever e Bimbo são as 10 marcas que, de acordo com os resultados do estudo “Meaningful Brands”, desenvolvido pelo Grupo Havas Media, melhoram de forma sistemática o bem-estar pessoal e colectivo dos seus consumidores, e são recompensadas com uma forte ligação e brand equity.

O trabalho teve por base a análise do impacto das marcas na qualidade de vida dos consumidores. Das 300 marcas de 14 países contemplados, é de 20% a percentagem de insígnias com um impacto positivo considerável na noção de bem estar e qualidade de vida dos consumidores. Para além disso, grande parte das 50 mil pessoas inquiridas não se importaria se 70% das marcas deixasse de existir!

A qualidade dos produtos e questões como o preço e o packaging são de grande importância para as marcas, mas não são por si só suficientes para fazer uma diferença significativa. Para a maior parte dos inquiridos, as práticas sustentáveis são já um requisito imperativo e a forma como as empresas criam valor importa tanto como os produtos e serviços que oferecem. De facto, 85% dos consumidores de todo o mundo esperam que as empresas se envolvam activamente na resolução de questões sociais e ambientais. 53% desta população pagaria mais por produtos criados de uma forma socialmente responsável e 72% confia mais nas empresas que produzem artigos responsáveis. Mas, ao que parece, a desconfiança está a aumentar: 64% dos inquiridos acredita que as empresas estão a tentar ser mais responsáveis unicamente para melhorar a sua imagem. Por sua vez, 28% dos consumidores acredita que as empresas estão a esforçar-se por resolver desafios sociais e ambientais com que as pessoas realmente se importam. Sem esquecer a fatia de apenas 20% dos consumidores que confiam nas empresas quando elas comunicam os seus compromissos e iniciativas sociais/ambientais.

A análise incluiu também uma ferramenta intitulada “The Meaningful Brand Index (Mbi)”, que recorre à percepção dos consumidores para comparar e acompanhar o impacto das marcas nas suas vidas. Os resultados demonstraram que quanto maior for a contribuição de uma marca para o bem-estar dos seus consumidores – medida pelo valor que cria para indivíduos, comunidades e meio ambiente – maior é o papel que esta assumirá na vida das pessoas e mais significativa se tornará. Ao todo, foram incluídos no estudo os sectores Automóvel, Fast Moving Consumer Goods, Luxo, Energia, Finanças, Comida e Bebidas, Petrolífero, Farmacêutico, Retalho, Telecomunicações e Tecnologias da Informação e da Comunicação, e Transportes. Reino Unido, EUA, Espanha, Alemanha, França, Itália, Índia, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, China e Japão foram os países em análise.

Veja em baixo a lista das 20 marcas globais que, de acordo com o estudo do Grupo Havas, reclamam o maior significado para os consumidores:

1. Ikea
2. Google
3. Nestlé
4. Danone
5. Leroy Merlin
6. Samsung
7. Microsoft
8. Sony
9. Unilever
10. Bimbo
11. LG
12. Philips
13. Apple
14. P&G
15. Mars
16. Volkswagen
17. L’Oreal
18. Wal-Mart
19. Carrefour
20. Coca-Cola

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