IKEA e o drama das casas desarrumadas
Passamos cinco mil horas da nossa vida à procura de algo que guardámos em casa mas não sabemos bem onde. Quem o diz é a IKEA na sua mais recente campanha para o mercado espanhol. De acordo com a marca de mobiliário e decoração, a vida poderia ser bem diferente se arrumação fosse palavra de ordem nos lares de todas as pessoas.
A IKEA vê a desarrumação como um verdadeiro drama, ideia que retrata nesta campanha com um toque de humor: num dos anúncios, a insígnia mostra um pai que perde vários aniversários dos filhos por estar preso no quarto à procura de um cinto. Na base da campanha está a ideia de que ordem é sinónimo de tempo e de que tempo é vida.
Assinada pela agência McCann, a campanha inclui ainda um chatbot que permite aos consumidores descobrir quanto tempo das suas vidas estão a perder com a desarrumação – em média, cada espanhol perde 57 horas por ano. Com os resultados desta interacção, a IKEA aproveita para apresentar algumas sugestões de produtos que poderão ajudar a reduzir o tempo gasto.