IKEA: «E-commerce vai alavancar os outros canais de retalho»
Gianluca Toccafondi, global Integrated Media manager na IKEA Retail, não tem dúvidas em relação ao que será o novo normal pós-pandemia, especialmente na categoria de retalho: «Vemos uma aceleração daquilo que já se estava a desenvolver», adianta o responsável em entrevista ao WARC, referindo-se a áreas como sustentabilidade ou cadeias de fornecimento.
No que ao comércio electrónico diz respeito, Gianluca Toccafondi sublinha que irá «alavancar significativamente os outros canais de retalho». De acordo com o gestor, «pessoas que nunca sonharam comprar mobiliário online estão a começar a fazê-lo e isto estende-se para lá dos Millennials».
Mas não foram apenas os hábitos de consumo que mudaram com o novo coronavírus e o confinamento que daí adveio. Também a forma como o público lida com as marcas se alterou: «Hoje, é mais difícil criar uma ligação com as audiências», indica Gianluca Toccafondi, acrescentando que a atenção que dão actualmente ao vídeo é maior do que nunca. No entanto, é também muito fragmentada, tornando-se essencial a integração multi-ecrãs.
Além disso, a interacção e o engagement entre consumidor e marca parecem poder começar a partir de qualquer canal. No passado, afirma, o ponto de partida era muitas vezes a televisão, mas agora pode ser o TikTok.
Do ponto de vista das marcas, o desafio reside em aproveitar estas oportunidades sem sacrificar a autenticidade, indica o global Integrated Media manager na IKEA Retail. Caso as insígnias falhem nesta tarefa, arriscam ser colocadas de parte.