IKEA diz adeus a artigos de plástico descartável
Palhinhas, talheres, copos ou pratos de plástico descartável são alguns dos artigos que já não é possível encontrar nas lojas IKEA. A marca entra em 2020 mais sustentável e ecológica, tendo decidido colocar um ponto final na comercialização deste tipo de produtos de utilização única.
Em alternativa, a IKEA disponibiliza opções produzidas a partir de fontes 100% renováveis, como é o caso das palhinhas de papel Förnyande. Por outro lado, nos seus restaurantes, a IKEA anuncia que está a substituir os materiais plásticos por artigos descartáveis mas sustentáveis.
Ana Barbosa, responsável pela área de Sustentabilidade da IKEA Portugal, explica que eliminar o plástico, tanto da gama de decoração para a casa como dos restaurantes, cafés e bistros, é um passo importante para ajudar os clientes e a própria empresa a contribuir para um mundo sem desperdício. «Queremos ter um impacto positivo não só nas pessoas, mas também no nosso planeta. E, por isso, temos uma preocupação permanente com o ambiente», conta.
Até 2030, a IKEA ambiciona ainda que todo o plástico utilizado seja feito com materiais renováveis ou reciclados, deixando de depender de matérias-primas fósseis.