Ikea desafia-o a comprometer-se com o Mundo
A partir de amanhã e até sexta-feira, a estação de metro Baixa-Chiado, em Lisboa, transforma-se num campo de algodão. A iniciativa é da Ikea e tem como objectivo consciencializar os portugueses para o ciclo de vida dos produtos têxteis e respectivo impacto ambiental.
Sob o mote “Comprometidos com o Mundo”, o movimento pretende promover o consumo sustentável dos recursos naturais, nomeadamente o algodão, tendo como inspiração o conceito de negócio da Ikea. A acção faz parte da estratégia de sustentabilidade “Pessoas Positivas, Planeta Positivo”.
A marca sueca tem vindo a trabalhar com a World Wide Fund for Nature (WWF), desde 2005, tendo junto fundado a Better Cotton Initiative, no sentido de “promover boas práticas de cultivo e gestão de recursos na plantação do algodão na Índia e Paquistão, que utilizem menos água, menos fertilizantes químicos e pesticidas, melhorando as margens de lucro das pessoas que produzem”, explica em comunicado.
O balanço aponta para a redução da utilização de pesticidas de químicos em 50% por parte de 110 mil produtores. Os mesmos cortaram em 26,5% os fertilizantes e em 10% a água. As margens de lucro e os rendimentos aumentaram 50% e 14%, respectivamente.