Ikea, Danone, Nívea e Dove são as mais “verdes” para os europeus
Ikea, Danone, Nívea e Dove são, para os europeus, as marcas que mais respeitam o meio ambiente. As conclusões, avançadas pelo Marketing News, são do estudo “Green Brands 2011”, levado a cabo pela agência de comunicação Cohn & Wolfe. Tendo consultado mais de 9 mil pessoas em oito países, a investigação assegura ainda que os consumidores manifestam agora um maior interesse em adquirir automóveis e tecnologia mais ecológica que em edições anteriores.
Neste sentido, ainda que os produtos sejam mais caros que os convencionais, os consumidores estão dispostos a pagar mais por eles. 30% dos alemães asseguram, por exemplo, que durante este ano compraram mais produtos ecológicos que em anos anteriores. Em 2010 este número ficou-se pelos 21%.
À escala mundial, mais de 60% dos consumidores prefere adquirir artigos de empresas ambientalmente responsáveis. Este número faz frente ao registado no Reino Unido – um mercado desenvolvido -, em que 40% dos inquiridos não estão dispostos a pagar mais por um produto pelo facto de este ser “verde”. Em economias em desenvolvimento, por sua vez, como é o caso do Brasil e da Índia, 90% aceita gastar mais para consumir produtos ecológicos.
O packaging e o material com que os artigos são elaborados são os atributos que mais pesam na decisão de compra nos países desenvolvidos. Já os consumidores dos países em vias de desenvolvimento dão uma maior importância aos anúncios divulgados em televisão.