IKEA convida clientes a serem colaboradores por um dia (em troca de descontos)
Já lhe aconteceu confundir um cliente com um colaborador de um supermercado? Certamente não será o único, caso contrário, o Lidl não teria lançado uma campanha focada precisamente neste “flagelo”. Mas parece que na IKEA o tema vai além da televisão: a marca apostou na “contratação automática” de clientes reais desde que colocassem ao pescoço uma fita que os distinguisse como “colaboradores do dia” e que, além disso, usassem uma blusa amarela.
A iniciativa foi levada a cabo numa loja da marca situada em Al-Futtaim, no Dubai, para a qual esta ajuda foi preciosa, já que calhou na altura de maior movimento de compras. “A época de saldos [nesta superfície] regista um aumento de tráfego superior a 600%”, comenta, citada pela Design Taxi, a agência Memac Ogilvy, responsável pela campanha.
De forma a conseguirem ajudar os outros clientes, estes “colaboradores por um dia” só precisaram de aceder à app da IKEA e passar o código de barras dos itens em questão. E para recompensar os voluntários o retalhista ofereceu-lhes vales de compras.
«Queríamos dar algo em troca àqueles que foram corajosos o suficiente para vestir amarelo ao mesmo tempo que mostravam a todos o quão versátil a aplicação da IKEA consegue ser. As duas coisas combinadas resultaram nesta activação. Não podíamos estar mais contentes», refere Vinod Jayan, managing director da IKEA nos Emirados Árabes Unidos, Qatar, Omã e Egipto.