
IKEA conta histórias reais para falar sobre plataforma de artigos em segunda mão
A notícia de que a IKEA entrou no m ercada da Segunda mão já não é nova. O que é novo é a forma como a marca promove essa incursão.
As cidades de Madrid e Oslo foram escolhidas para lançar o projeto Preowned, a plataforma para compra, venda, troca e doação de itens usados da marca entre indivíduos, no próprio site. A IKEA tenta, desta forma, reforçar o compromisso com a sustentabilidade e a economia circular.
Este programa piloto tornou-se realidade e a IKEA quer comunicá-lo a todos os utilizadores em geral. Nesse sentido, a agência McCann desenvolveu uma campanha que não só destaca a possibilidade de comprar móveis usados a preços acessíveis, como distingue a importância de vender os que não são mais usados, permitindo que outros lhes deem uma nova vida.
O conceito foca-se em histórias reais de utilizadores, mostrando como cada móvel tem um passado e pode continuar a fazer parte de novos lares. “A mensagem principal da campanha é clara: ‘Amamos preços baixos, mesmo que não sejam nossos’, porque acreditamos no design acessível para todos e na importância dos nossos produtos terem uma segunda vida”, diz Gabriel Ladaria, diretor de marketing e insights da IKEA, em Espanha.
Com seis versões diferentes — embora apenas duas tenham sido apresentadas até agora — a campanha adapta-se a diferentes perfis de consumidores e tipos de móveis, refletindo a diversidade de experiências de quem compra e vende.
Deste modo, a ação não só promove a plataforma, como incentiva um modelo de consumo mais consciente e alinhado à visão sustentável da IKEA.