IKEA compra floresta para… salvá-la da destruição

O mais recente investimento da IKEA nos Estados Unidos da América não é uma campanha de comunicação ou uma loja, mas sim um terreno com cerca de 45 quilómetros quadrados. Localizado no estado da Geórgia, este terreno faz parte de uma floresta que o The Ingka Group – que é proprietário da marca IKEA – pretende proteger.

Segundo avança a CNN, o grupo sueco quer garantir que a biodiversidade e os vários ecossistemas não são destruídos. «Acreditamos realmente que a gestão responsável da floresta é possível e consideramos que uma grande parte da nossa responsabilidade para com a terra que detemos – e, por extensão, o Planeta – é restaurar as florestas e plantar mais do que colhemos», explica Krister Mattsson, managing director da Ingka Investments.

No caso deste terreno em específico, o responsável adianta à CNN que a prioridade é que não seja dividido em várias pequenas parcelas. Desta forma, as mais de 350 espécies de plantas e animais serão preservadas, incluindo uma espécie de tartaruga em risco de extinção.

A mesma publicação indica que apenas 4% da floresta da qual este terreno faz parte se mantém. Empreendimentos associados à agricultura, por exemplo, têm provocado a destruição, bem como incêndios. Para garantir que pelo menos parte sobrevive, a Ingka Investments fechou negócio com o The Conservation Fund, organização sem fins lucrativos que geria o terreno até aqui.

Além dos Estados Unidos, o braço de investimento do Ingka Group já adquiriu terrenos com o mesmo propósito na Estónia, Letónia, Lituânia e Roménia.

Artigos relacionados