IKEA assume-se aliada da comunidade LGBTI+ e hasteia bandeira da diversidade
Durante uma semana, todas as lojas IKEA em Portugal terão a “Progress Flag” hasteada. Trata-se de uma bandeira que representa a diversidade e que é um símbolo da defesa dos direitos LGBTI+, sendo por isso a escolhida para deixar claro que a marca de mobiliário e decoração está ao lado das pessoas de todas as orientações sexuais ou identidades de género.
A acção surge integrada na campanha “O Progresso Faz-se”, lançada pela IKEA em antecipação do Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, que se assinala no próximo dia 17. Presente em todas as plataformas, a campanha tem com objectivo apresentar a insígnia enquanto aliada da comunidade LGBTI+, reconhecendo que o progresso é difícil e que requer trabalho, coragem e determinação.
«É preocupante saber que ainda é comum as pessoas serem discriminadas na rua, em casa e no trabalho com base na sua orientação sexual e identidade de género. Na IKEA, isso não é aceitável e o que queremos com esta campanha é espalhar uma mensagem de tolerância, de partilha, de entreajuda e, essencialmente, de igualdade», resume Cláudia Domingues, directora de Comunicação da IKEA Portugal.
Segundo a mesma responsável, esta não será uma mudança imediata, «mas há um caminho, um progresso, que é urgente fazer para que as pessoas da comunidade LGBTI+ sejam tratadas de forma justa e igualitária».
Além de hastear a “Progress Flag” em todas as suas lojas e de promover a campanha nas redes sociais, a IKEA vai também lançar um concurso para IPSS e ONGs com projectos que promovam e defendam a igualdade e inclusão de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo. É a primeira vez que a marca lança uma iniciativa do género, sendo que a instituição seleccionada irá receber um donativo equivalente ao valor total das vendas dos sacos STORSTOMMA (na imagem em cima).