IKEA apoia associação LGBTI+ com 10 mil euros

A IKEA Portugal atribuiu um prémio de 10 mil euros à Associação Plano i, no âmbito de um concurso promovido em prol da igualdade e inclusão da comunidade LGBTi.

O concurso, destinado a IPSS e ONG que promovem e defendem os direitos de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais e intersexo, celebra o mês do Pride. A Associação Plano i, com o projecto “Espaço LIV(r)E”, foi a vencedora, recebendo um donativo que resulta de parte das vendas dos sacos Storstomma da marca sueca.

A avaliar as sete candidaturas estiveram um painel de jurados da IKEA, bem como o apresentador e radialista Rui Maria Pêgo. O projecto vencedor destacou-se por dar resposta a uma necessidade específica na área norte do país, com a criação do primeiro espaço inclusivo e seguro para pessoas LGBTI+ na cidade do Porto. O objetivo será implementar o projeto vencedor até setembro de 2021.

«Na IKEA defendemos a diversidade, a igualdade e a inclusão. As nossas diferenças, contextos, escolhas e interesses são o que nos tornam únicos e nos permitem ter um contributo ainda maior e mais valioso, tanto nas equipas de trabalho, como na sociedade. Para nós, é inaceitável a discriminação com base na orientação sexual e identidade de género e, por isso, com esta campanha e este concurso, queremos dar o nosso contributo para promover um mundo mais justo para todos, especialmente os mais vulneráveis», afirma refere Cláudia Domingues, directora de comunicação da IKEA Portugal.

Paula Allen, vice-presidente da associação Plano i, explica que o projecto Espaço LIV(r)e permitirá «criar um espaço cheio de vida e livre de preconceitos, […] mas também garantir o alargamento dessa liberdade aos locais de trabalho através da formação especializada a empresas e o aconselhamento individual jurídico e, grupal psicossocial, a pessoas LGBTI+ que dele necessitem».

A par deste concurso, a IKEA lançou, também a campanha “O Progresso faz-se” em todas as suas plataformas, apoiando a comunidade LGBTI+. Como parte deste movimento, todas as cinco lojas IKEA em Portugal hastearam a “Progress Flag”, símbolo da defesa de direitos LGBTI+, durante uma semana.

Artigos relacionados