IKEA abre loja só com produtos em segunda mão
Há um centro comercial na Suécia onde apenas são vendidos produtos reciclados, orgânicos, sustentáveis ou que podem ser reutilizados e a IKEA é a mais recente loja a abrir portas por lá. A marca de mobiliário e decoração vai colocar ao dispor dos consumidores artigos em segunda mão, naquela que será a sua primeira loja do género em todo o Mundo.
Segundo a marca explica em comunicado, será possível levar para casa artigos que foram reparados ou restaurados pela equipa da IKEA, de modo a parecerem novos. Os produtos em causa serão vendidos por uma fracção do preço original, adianta ainda a IKEA.
«Nós não queremos apenas fazer parte do movimento de sustentabilidade – queremos liderá-lo. Se queremos atingir os nossos objectivos de sustentabilidade, temos de nos desafiar e testar ideias», explica Jonas Carlehed, Sustainability manager da IKEA Retail Sweden. Segundo o responsável, a crise climática não poderá ser solucionada na teoria: tem de se resolvida na prática.
Quanto à casa escolhida para o novo projecto, a IKEA explica que o ReTuna é um centro comercial que abriu portas há cinco anos mesmo ao lado de um centro de reciclagem. «O nosso planeta é a nossa casa comum. Podemos apenas criar um mundo mais sustentável se o fizermos em conjunto com outros. Agora, estamos a unir forças com actores locais que partilham a mesma visão que nós», esclarece ainda Jonas Carlehed.