IKEA abre boutique pop-up de luxo inspirada no famoso saco FRAKTA

O IKEA vai abrir uma nova boutique pop-up de luxo, que se irá chamar Hus of FRAKTA, dedicada ao famoso saco azul FRAKTA. A nova loja temporária, que irá abrir em Londres, celebra o design icónico dos sacos azuis com atividades como personalização dos mesmos, produtos temáticos e experiências imersivas.

A iniciativa combina moda e design acessível, destacando a versatilidade e popularidade do item, lembrando que mesmo um humilde saco azul de menos de um euro – e não apenas as malas Birkin – é digno de um verdadeiro “fashion moment”.

Quem visita a Hus of FRAKTA é convidados a personalizar os próprios sacos, adicionando um toque pessoal com letras personalizadas num ateliê no local. Além disso, há uma seleção selecionada de produtos com o tema azul em exibição, conhecidos coletivamente como Blue Edit, incluindo itens como o regador PS 2002 e o Bluetooth Vappeby. Haverá ainda uma parede especial que permite aos visitantes pressionarem um botão para receber algodão doce azul – tudo em nome da celebração da famosa cor da IKEA.

Concebido há mais de 30 anos, o saco começou a sua jornada como uma ferramenta simples concebida para ajudar os clientes da IKEA a transportar as suas compras para casa, mas com o tempo evoluiu até ser um meio para transportar outras compras ou roupa suja. Desde então, foi reinventado por nomes como Zandra Rhodes e Marimekko, que ajudaram a consolidar seu status como um ícone de estilo inesperado.

De acordo com a gigante do mobiliário sueca, quase metade das famílias no Reino Unido possui um destes sacos acessíveis, e muitas mantêm-nas durante mais de cinco anos, prova do seu poder enquanto acessório indispensável e, ao mesmo tempo, sustentável.

A boutique também serve como uma antevisão criativa para a inauguração de uma nova loja da IKEA em Oxford Street, prevista para 2025.

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